Blog

Serta sedia Encontro Estadual de Agricultores Familiares das Organizações de Controle Social de Pernambuco

Por Serta
28/08/2017 | 04h:43
">

Foto: Marcelo Francisco/SERTA

Representantes de feiras orgânicas de todo o estado e integrantes da Comissão de Produção Orgânica de Pernambuco – CPOrg/PE participaram do Encontro Estadual de Agricultores/as Familiares das Organizações de Controle Social de Pernambuco, realizado nesta segunda-feira (28), no Campo da Sementeira, Serta Glória do Goitá. Evento tem realização da CPOrg/PE e debateu sobre a atuação das feiras orgânicas no estado.

O encontro reuniu representantes de Feiras Orgânicas e Agroecológicas de 28 municípios e 55 entidades do estado, com o objetivo de difundir a legislação dos processos de adequação as conformidades da agricultura orgânica, Lei 10.831/2003; apresentar o programa de monitoramento e fiscalização da ADAGRO em Pernambuco e a iniciativa de cadastro das Feiras Orgânicas e/ou Agroecológicas pela prefeitura do Recife; tratar do Projeto de Lei PLO 769/2017.

O Serta é uma das organizações que possui assento na CPOrg/PE. “Temos convergido nossas ações com as da CPOrg. Uma comissão que discute de forma específica sobre os processos de conformidade da agricultura orgânica, onde temos aproveitado esse assunto para poder repassar as informações junto aos agricultores/as, contribuindo com iniciativa de cadastros junto ao MAPA”, contou o educador do Serta Paulo Santana, coordenador da Comissão de Produção Orgânica de Pernambuco.

Além do SERTA, a CPOrg em Pernambuco tem como membros da sociedade civil as organizações Centro Sabiá, IDESS, Terra Fértil, Terra e Vida, FETAPE, UNICAFES, AGROFLOR, AMATERRA, ECOOTERRA, Assoc. Prod. Orgânicos do PA Ronda e as suplentes AABFCORM e AMARFITSA.

Cadastro de OCS

Foto: Marcelo Francisco/SERTA

Durante o evento, três Associações receberam certificado como Organismo de Controle Social – OCS: Ass. dos Produtores e Criadores do Engenho Velho de Camila, do município de Paudalho; Ass. dos agricultores/as das Amoras e Ass. Comunitária José Vicente da Silva, de Glória do Goitá; e 24 produtores receberam a certificação do Ministério da Agricultura – MAPA.

“Com essa certificação, os produtores orgânicos podem comercializar de forma direta aos consumidores, reconhecido pelo Serta e MAPA, e acessar as políticas PAA – Programa de Aquisição de Alimentos e PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar”, explica Germano Barros, presidente do Serta. “Com essa certificação de orgânicos, os agricultores/as credenciados, ao comercializarem pelos programas PNAE ou PAA, passam a ter acrescido 30% a mais no valor de seus produtos”, acrescenta.

Sobre a CPOrg/PE

A CPOrg/PE é uma instância composta pela sociedade civil e pelo poder público que atua significativamente na formulação, gestão e difusão da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e do Plano Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica – PLANAPO. O Serta integra a CPOrg desde a última composição, realizada em 2015.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias