Blog

Serta promove palestra sobre a Identidade Jovem

Por Serta
28/09/2017 | 12h:16

Foto: Marcelo Francisco/SERTA

Jovens brasileiros podem realizar viagens interestaduais de forma gratuita. Este é um dos benefícios garantidos pela Identidade Jovem, ou ID Jovem, uma política que assegura direitos voltados para a mobilidade de jovens de todo país. Durante as semanas de imersão do curso de agroecologia, o Serta promoveu debate acerca da política, nas Unidades Pedagógicas de Glória do Goitá e Ibimirim.

Pernambuco possui mais de um milhão de jovens que podem emitir o ID-Jovem. Atualmente, apenas treze mil aderiram à política. “Compreendemos que existe uma falta de conhecimento por parte da juventude e dos gestores da política pública, e o nosso trabalho é para contribuir justamente nesse ponto”, esclareceu o palestrante Gilmar Dias, assessor da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

A ID Jovem é uma política que fortalece a juventude rural. “Sabemos que parte da população possui dificuldades em acessar políticas públicas, e com a juventude não é diferente. Por isso estamos promovendo esse debate com todos os estudantes, para que a juventude camponesa possa ter acesso aos benefícios ofertados pelo Programa”, considerou o educador do Serta Sandro Cipriano.

Sobre o ID Jovem

A Identidade Jovem dá acesso aos jovens se deslocarem gratuitamente entre os estados brasileiros, ter acesso a meia entrada, ou seja, desconto de 50% em atividades esportivas e culturais, mesmo aos que não tem carteira de estudante. Ele também dá direito a inscrição gratuita no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A ID Jovem é destinada a brasileiros, entre 15 e 29 anos, integrantes de famílias que tenham renda mensal de até dois salários-mínimos, que estejam inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e tenham Número de Identificação Social (NIS).

Desde a aprovação do Estatuto da Juventude, em 2013, que a política está em vigor. Em 2015, o Governo Federal regulamentou seu funcionamento.

O cadastro pode ser realizado pelo site da Caixa Econômica Federal, no endereço www.caixa.gov.br/programas-sociais/id-jovem.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias