Blog

Serta lança o Projeto Semiárido Sustentável em parceria com a FBB

Por Serta
18/01/2021 | 06h:36
">

Foto: @henriqlee / SERTA

Ampliar as possibilidades de geração de renda na agricultura familiar a partir da implantação de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, para segurança alimentar e nutricional, através de assessoria técnica contextualizada. Este é o objetivo do Projeto Semiárido Sustentável, realizado pelo Serta com apoio da Fundação Banco do Brasil, que foi lançado na manhã desta segunda-feira(18), na unidade do Serta Glória do Goitá/PE.

Em cerimônia limitada a poucas pessoas, em virtude da pandemia do coronavírus, estiveram presentes diretores e equipe técnica do projeto do Serta e o gerente de serviço da Agência de Setor Público Genilson Carvalho, da Fundação Banco do Brasil, que realizou visita as tecnologias sociais que deverão ser implementadas nos municípios de Ibimirim e Manari, locais de realização das ações.

O Projeto prevê a implementação de quarenta ecotecnologias, como o bioágua, que faz o tratamento para o reaproveitamento de águas de uso doméstico, como a da pia, do banho e da lavagem de roupa, que podem ser utilizadas na irrigação, e a aquaponia, um sistema integrado que cultiva hortaliças e peixes com baixo uso de água.

Além de implementações das ecotecnologias, o Projeto realizará encontros pedagógicos para o incentivo de práticas agroecológicas de produção de alimentos, comercialização de produtos da agricultura familiar, habilitação de agricultores em programas sociais como PNAE e PAA e acompanhamento técnico em propriedades rurais.

De acordo com a presidenta do Serta Alexsandra Maria, a iniciativa dialoga com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, e “viabilizará a segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiadas, proporcionando ainda a geração de renda com a comercialização de alimentos em feiras agroecológicas e inspirando outras/os agricultoras/es, gestores e organizações a multiplicarem a ideia”.

O gerente da FBB Genilson Carvalho conta que o Banco do Brasil tem o papel social de ajudar a transformar o país. “Desse modo, a FBB acredita no Serta e nesse Projeto para que possa contribuir com a transformação nesses municípios, para que as famílias possam ter acesso às tecnologias sociais e obter uma melhor qualidade de vida, transformar o campo, continuar no meio rural e, por elas mesmas, construir e ter as oportunidades nas propriedades delas”, considera.

“Já realizamos visitas a comunidades rurais dos municípios de Manari e Ibimirim a fim de conhecer de perto as necessidades das famílias camponesas e construir um diálogo para que possamos atuar de acordo com a realidade e especificidade de cada lugar”, explica o coordenador do projeto Leandro Carvalho.

O projeto Semiário Sustentável é uma iniciativa do Serta, contemplada pelo edital de Projetos de Inclusão Socioprodutiva 2020, da Fundação Banco do Brasil. Assista ao vídeo>> https://youtu.be/idzGZgnvpbc

 

 

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias