Blog

Serta e Fetape se unem para tentar levar Crédito Fundiário para agricultores e agricultoras

Por Serta
26/10/2021 | 11h:15
">

As presidentas do Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, Alexsandra Maria da Silva, e da Fetape (Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras de Pernambuco), Cícera Nunes, assinaram na última segunda-feira (25) um Acordo de Cooperação Técnica e assim formalizaram uma parceria entre as entidades, que irão atuar juntas no Programa Nacional de Crédito Fundiário (Terra Brasil).

O Terra Brasil dá a oportunidade de agricultores e agricultoras sem acesso à terra ou com pouca terra poderem comprar seus imóveis ou acessarem o crédito rural. Com o Acordo de Cooperação Técnica, Fetape e Serta irão se unir para assegurar o acesso ao imóvel, os serviços de assistência técnica e extensão rural agroecológica, estruturação das propriedades, os projetos produtivos aos beneficiários e beneficiárias, entre outras ações do Programa Nacional de Crédito Fundiário.

Fotos: Eduardo Amorim/Serta

Os deputados Carlos Veras (federal), Doriel Barros (estadual) e a Diretora de Política Agrária da Fetape, Maria Givaneide (Gil) também participaram da formalização da parceria e de encontro com o presidente do Iterpe (Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco), Henrique Queiroz, em que foram discutidas questões urgentes para o processo da reforma agrária em Pernambuco.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, Carlos Veras relatou a situação de grande violência que ocorre na Mata Sul, onde agricultores e agricultoras têm sido ameaçados por grandes proprietários de terras e pediu atenção do Governo do Estado. O deputado estadual Doriel Barros disse estar sensível à falta de recursos do Iterpe.

As verbas do Programa Nacional do Crédito Fundiário atualmente vão diretamente para empresas ou organizações credenciadas. O Serta será, a partir de agora, responsável por receber as informações dos agricultores e agricultoras cadastrados pela Fetape, através dos seus mais de 170 sindicatos rurais em Pernambuco, e fazer os trâmites necessários, inclusive garantindo a ATER (assistência técnica e extensão rural) agroecológica.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias