Blog

Seminário Semear: um olhar na perspectiva do desenvolvimento territorial agroecológico

Por Serta
30/03/2023 | 03h:58
">

As chuvas de março chegaram à Glória do Goitá nesta quarta-feira(29). De frente ao auditório se enfileiravam barracas de feira e no pequeno palco dentro do auditório estavam dispostas muitas sementes e frutos, hortaliças e verduras, além de bancos que remeteram ao ambiente caloroso de uma praça. Foi nesse clima que os técnicos em agroecologia, seus familiares e a equipe SERTA se reuniram durante o Seminário Semear: construir o futuro, produzindo no Campo, que teve como tema “Um olhar na perspectiva do desenvolvimento territorial agroecológico”.

Com o intuito de avaliar as ações e processos que culminaram na finalização do projeto no início deste ano, o Seminário foi um espaço não só de reencontro para os recém formados técnicos em agroecologia, mas principalmente, um momento de qualificar os aprendizados, acertos e erros do caminho percorrido até aqui. Para Alexsandra Maria, presidenta do SERTA, esse momento é de observar os frutos gerados pelo Projeto e também os transbordamentos das ações. “Ouvir todos vocês aqui, me emociona bastante e dá sentido para o nosso trabalho”, disse a presidenta.

Como parte da programação, alguns estudantes foram convidados a partilhar suas experiências ao longo desses dois anos de Projeto. Daniel José da Silva, de Apoti, um dos novos técnicos em agroecologia relembrou como a oportunidade do Projeto Semear chegou em sua vida, através do educador Sebastião. O técnico relata sobre as mudanças que sua passagem pelo curso proporcionou. “O Semear e o SERTA, assim como transformaram a vida dos meus colegas, também transformaram a minha. Assim como transforma e vai transformar a de qualquer pessoa que pisa aqui”, disse apontando para o chão sob seus pés. Já Alain Santos, de Chã de Alegria, falou sobre sua mudança de perspectiva em relação ao campo e do desejo fomentado a partir do curso. “Despertou em mim a vontade de retornar e retomar a minha vida no campo, mas não sozinho, quero levar minha família comigo”.

Dando prosseguimento ao evento, algumas mães foram convidadas a partilhar sobre o processo do curso na vida dos seus filhos e filhas. Dona Solange, mãe da técnica Ramilly Mayara, do município de Vitória de Santo Antão, trouxe em sua fala as transformações que sua filha passou a partir das vivências no Projeto Semear. “Foi através do SERTA que ela começou a desenvolver o melhor que ela já tinha dentro dela. O SERTA começou a cuidar de Ramilly por fora e por dentro”. E a avó da técnica Bianca, dona Rosa, conhecida pelas turmas do Projeto como alguém que no início do curso duvidava das práticas aprendidas pelos então estudantes no SERTA, falou sobre o crescimento da neta e reforçou que não usa mais veneno em sua propriedade. “Bianca estuda aqui, né? Se eu colocar veneno na terra, eu vou estar desconsiderando o estudo dela”, disse dona Rosa.

O Seminário seguiu com a apresentação do vídeo de encerramento do Semear e depoimentos dos educadores do Projeto. As falas, destes e de todos que participaram do seminário, refletem não só os esforços e dificuldades que foram enfrentados durante todo o percurso – que inclusive foi atravessado pela pandemia da COVID-19 – mas muito mais a chance de visualizar o que foi semeado e já começa a germinar. As histórias de vida transformadas, os conhecimentos adquiridos e as oportunidades criadas a partir dos transbordamentos proporcionados pelo Projeto Semear.

Iniciado em 2021, o Projeto Semear: Construir o Futuro, Produzir no Campo, teve como objetivo formar e qualificar 100 adolescentes e jovens como técnicos em agroecologia. Fruto do trabalho do SERTA nesse território, o projeto teve como intuito fazer da zona rural um lugar seguro, protegido, de promoção de direitos e produção de conhecimento. Com intuito de atuarem no fortalecimento das propriedades rurais e no desenvolvimento sustentável da Mata Norte de Pernambuco, o Projeto atende a demanda da qualificação dos adolescentes e jovens garantindo a sucessão rural e a possibilidade de permanência no campo.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias