Sem categoria

PROJETO VIDA SAUDÁVEL NOS MORROS

Por Serta
27/02/2023 | 12h:58

O Projeto Vida Saudável nos Morros, desde 2021, vem desenvolvendo ações educativas relacionadas à agricultura urbana agroecológica e envelhecimento ativo nas comunidades Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia, em Recife. Trabalhando temas como segurança alimentar e qualidade de vida, as ações com os idosos e idosas, juntamente com suas famílias, acontecem por meio da implementação de quintais ecoprodutivos e hortas comunitárias.

Tendo implementado 600 quintais produtivos no período de março de 2021 a março de 2023, o Projeto Vida Saudável nos Morros alcançou 600 sujeitos diretamente e 3.000 de forma indireta. Com atividades de fomento ao envelhecimento ativo, o projeto atua oportunizando a ocupação do tempo livre dos idosos com ações de recreação, lazer e educação, buscando a integração e inclusão desses sujeitos e suas famílias na implantação dos quintais produtivos, por meio de atividades que proporcionam terapia ocupacional, produção de alimentos saudáveis e plantas medicinais para uso comum das famílias.

Outra importante ação é a realização de feiras agroecológicas, espaço que se propõe, para além da comercialização do excedente da produção dos quintais produtivos e hortas comunitárias – garantindo a geração de renda -, um lugar de socialização dos idosos e da comunidade. Com atrações culturais locais, os espaços de comercialização e confraternização das feiras, abrigam ainda as partilhas dos beneficiários sobre suas experiências com o projeto no seu dia-a-dia.

Reflexo da longa atuação do SERTA, o projeto integra uma das várias linhas de atuação da instituição. Trabalhando com estratégias de produção agroecológica, ecotecnologias, apoiando e incentivando projetos nas áreas de produção, beneficiamento e comercialização, o SERTA acredita na educação popular como ferramenta de transformação social, visando minimizar as desigualdades encontradas tanto no campo, quanto na cidade.

O Projeto Vida Saudável nos Morros conta com a parceria do Centro Social Dom João Costa, com o apoio da Gerdau, Drogasil, Rede D’Or, Seguros UNIMED, Usiminas, Instituto UNIBANCO, Nutrien, Itaú e ELO, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa de Recife.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias