Blog

Projeto Multirão Ciranda supera todas as expectativas

Por Serta
15/12/2021 | 12h:09

Iniciado em junho de 2019, o projeto Mutirão Ciranda vai se encerrando com as últimas ecotecnologias que ainda estão sendo construídas neste finzinho de 2021. Inspirada no modo de construir e educar que deu início ao trabalho do Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, a iniciativa realizou mais de 400 mutirões, chegou em cinco regiões de Pernambuco, totalizando 22 municípios, além de ter construído cinco cozinhas agrofamiliares e implantado o mesmo número de feiras agroecológicas.

“Nossa missão foi cumprida, as pessoas passaram a fazer uso da metodologia nas suas comunidades. A gente conseguiu plantar o espírito do mutirão nas áreas em que atuamos e as famílias viram que não estão sozinhas”, comemora o educador e coordenador do projeto no Serta, Paulo Santana. Ele inicialmente não imaginava o alcance do projeto e conta que com o fim dos recursos têm pessoas querendo custear atividades nas suas propriedades através da mesma prática.

Fotos: Equipe Mutirão Ciranda/Serta

Em 2018, a metodologia do Mutirão foi reconhecida como uma tecnologia social pela Fundação Banco do Brasil. Em seguida, o Serta foi um dos vencedores do edital de Reaplicação de Tecnologias Sociais, promovido pela FBB e BNDES. a previsão inicial era atender 250 pessoas, sendo 57% são mulheres, 39% jovens e 10% de lideranças indígenas das etnias Kambiwá, Xucuru, Fulni-ô e Kapinawá. Com um investimento de apenas R$ 980 mil, no entanto, muito mais pessoas participaram e foram beneficiadas pelas ações do projeto.

Quando os trabalhos se iniciaram, o fundador do Serta, Abdalaziz de Moura, elogiou: “Os índios nos ajudaram a incluir a questão da espiritualidade e da relação entre o território com a natureza, além da valorização da cultura na educação. Em contrapartida, nós os instruímos a recuperar o solo que sofria com erosões, e a utilizar recursos disponíveis nas terras, como galhos, restos de plantas”, dizia em reportagem.

Municípios beneficiados: Mata Norte: Glória do Goitá, Tracunhaém, e Timbaúba. Mata Sul: São Benedito do Sul, Maraial, Jaqueira, Palmares e Quipapá. Agreste: São Bento do Una, Pesqueira, Buíque e Águas Belas. Sertão: Ibimirim,  Inajá, Betânia, São José do Egito e Iguaraci. Região Metropolitana do Recife: Recife, Camaragibe, Abreu e Lima e Araçoiaba.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias