Blog

Plenária Estadual da ASA Pernambuco debate agroecologia, democracia e eleições e define estratégias para apresentar propostas de convivência para o semiárido para candidatos e candidatas ao governo do Estado e do país

Por Serta
18/08/2022 | 07h:02

A Articulação do Semiárido Pernambucano se reuniu nesta quinta-feira (18) em Triunfo (PE) em Plenária Estadual para debater temas como a agroecologia, democracia e eleições. No momento, as organizações e coletivos que compõem a ASA/PE dialogaram sobre as cartas elaboradas coletivamente através de Articulações como a Articulação do Semiárido Brasileiro – ASA, Articulação Nacional de Agroecologia – ANA, Rede ATER Nordeste de Agroecologia e a própria ASA-PE. Nos documentos, são colocadas as demandas do Semiárido para os mandatos dos e das parlamentares que concorrem nas eleições de 2022.

As diferentes propostas trazem em comum os destaques do combate e erradicação da pobreza, a garantia de recursos para o fortalecimento das infraestruturas hídricas de captação, armazenamento e distribuição de água, educação contextualizada e garantia da segurança alimentar.

O encontro antecede o Festival “Agroecologia e Democracia: Agricultura Familiar Camponesa é Saúde do Povo e Comida na Mesa”, que acontece no dia 19 de agosto, no Pátio de eventos Maestro Madureira, na cidade de Triunfo (PE), organizado coletivamente por ASA PE; Articulação Nacional de Agroecologia – ANA; Rede Ater NE de Agroecologia e Rede Pajeú de Agroecologia; Também no dia 19/08 vai acontecer o 4º Seminário “Estratégias cooperativas para comercialização da produção da agricultura familiar”, organizado pela ASA PE.

“Estamos em um momento de preparação dos debates desse ano tão importante das eleições e já entrando em período de campanha onde deveremos estar pautando candidatos e candidatas que estão vindo para o festival para ouvir nossas propostas e receber nossos documentos criados para incidir na agenda política das eleições deste ano. O Festival será um momento importante para expressar a economia solidária, dialogar com toda sociedade e firmar o compromisso dos/das candidatos/as com o Semiárido”, afirma Paulo Pedro, coordenador do Caatinga e da ASA Pernambucano.

Samara Santana, do Fórum de Juventudes de Pernambuco e do Araripe, participou da plenária estadual e fala sobre a importância do momento para a construção das políticas para convivência com o Semiárido e da agroecologia. “Estar nesse espaço, principalmente por ser uma jovem atuando nos movimentos de juventude, é muito construtivo, reconhecendo a importância da agroecologia e de uma perspectiva de vida que olhe para esse momento histórico que estamos vivendo como uma possibilidade de mudar o contexto que vivemos em nosso país”.

Na plenária foi divulgado o retorno da campanha nacional “Não troque o seu voto” da ASA Brasil que combate à escassez hídrica e à fome que atingem o Semiárido e que demandam não só ações pontuais, mas projetos de governo centrados em políticas de bem-estar social.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias