Blog

PEADS: uma metodologia para transformar realidades

Por Serta
12/04/2023 | 04h:27

O Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável (PEADS) é uma metodologia criada pelo SERTA que trabalha com sistemas formais e não-formais de educação na perspectiva da mobilização social e da construção de bases tecnológicas e sociais que o desenvolvimento sustentável requer.

A história da PEADS começa em 1994, quando o SERTA começou a desenvolver bases do Programa a partir de reflexões e práticas em escolas, programas assistenciais, formação de produtores e agricultores, educadores e jovens. Desde então, a PEADS tem sido reelaborada e aperfeiçoada a partir da prática dos educadores e técnicos do SERTA, se tornando referência na proposição e implantação das diretrizes curriculares para as escolas do campo em todo o Brasil.

A PEADS trabalha simultaneamente o ensino, a pesquisa e a extensão como instrumentos de inovação, transformação e inclusão social. O processo educativo consiste em investigar as atividades econômicas e as variáveis governantes que intensificam o desenvolvimento local dos territórios onde os jovens e os educadores atuam e vivem.

A metodologia promove o desenvolvimento de diversas competências através de ações de sensibilização, pesquisa, problematização, desdobramentos e intervenções capazes de transformar a realidade existente, estimulando a autonomia e o protagonismo dos sujeitos sociais da comunidade. Na prática educacional, a PEADS se diferencia na medida em que elege a escola e os estudantes como produtores de conhecimento sobre a realidade, em apoio aos processos de desenvolvimento em curso; a criança e o adolescente como protagonistas e lideranças capazes de modificar o seu entorno e as circunstâncias em que vive; e a família como parceira pedagógica, fonte de soluções e não de problemas.

O emprego da PEADS transforma os sujeitos sociais em co-autores e co-executores do processo de desenvolvimento. A metodologia está aberta ao diálogo com outras metodologias, especialmente o Protagonismo dos sujeitos e a mobilização social. A PEADS se estrutura em quatro etapas: pesquisa, análise e desdobramento, devolução para a ação e avaliação.

A metodologia PEADS tem sido aplicada em projetos desenvolvidos pelo SERTA em diversas regiões do país, orientando a formação de professores e alunos em escolas do campo e projetos de desenvolvimento comunitário. A metodologia é adaptada para atender às necessidades e características específicas de cada comunidade, sempre com o objetivo de promover a transformação social e o desenvolvimento sustentável.

Nossa metodologia valoriza a participação ativa dos sujeitos sociais na construção de soluções para os desafios locais, estimulando a autonomia e o protagonismo dos atores sociais e da comunidade em geral. A metodologia tem sido um importante instrumento para a promoção da educação popular e do desenvolvimento sustentável no Brasil e na América Latina.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias