Blog

Os mutirões na construção de Projetos de vida de estudantes do Semear

Por Serta
30/01/2023 | 12h:45
">

Do dicionário Aurélio mutirão significa: s.m. qualquer mobilização de indivíduos, coletiva e gratuita, para execução de serviço que beneficie uma comunidade. Com o princípio da coletividade e construção conjunta de tecnologias sustentáveis, autonomia e autogestão que os mutirões do Projeto Semear são executados.

O Semear, que tem como objetivo formar e qualificar adolescentes e jovens como técnicos em agroecologia para atuarem no fortalecimento das propriedades rurais e no desenvolvimento sustentável na região da Bacia do Goitá, elabora, junto aos estudantes e familiares, o projeto de vida de cada um, a partir das suas necessidades/sonhos. E são nas construções desses projetos que os mutirões são realizados.

De acordo com Maria Severo, educadora do projeto, os mutirões são parte significativa da história do SERTA, que tem desde o principio ações mobilizadoras como essa: “Os mutirões trazem em sua essência como o SERTA trabalhava lá no comecinho, em que trabalhávamos junto à comunidade nas propriedades e na construção da própria sede da instituição”. Para a educadora os mutirões são importantes também para os estudantes que participam da mobilização, sendo eles os atores mobilizadores e coautores na escolha de materiais, cálculos, eventuais seleções de sementes, “o protagonismo é deles”.

A bolsa de 2.600 reais para realização dos projetos de vida, visa melhoria nas propriedades das famílias dos jovens, focando em aspectos produtivos e projetando a comercialização. A estudante Nataly do Nascimento Silva, 25 anos, moradora do sítio Pirituba, distrito de Vitória de Santo Antão, investiu seu projeto de vida na construção de uma cisterna de ferro-cimento para captação e armazenamento de água de chuva. De acordo com a jovem, a escolha da construção da cisterna se deu pela ausência de água encanada na propriedade da família e a necessidade de compra de caminhão pipa, que era rotineiramente.

Para a construção da cisterna, os estudantes do projeto Semear mobilizaram-se, junto à educadores, à família de Nataly e membros da comunidade, e subiram as estruturas da cisterna. “Além de divertido, foi muito interessante ver todo mundo colocando a mão na massa. Minha família amou, acolhemos todos em nossa casa. Foi muito bacana” relatou Nataly. Para a estudante, a construção da cisterna mudará a vida da família para melhor, já que a ausência de água prejudica nos afazeres do dia-a-dia e no manejo cotidiano da propriedade.

Até a conclusão do Semear, 100 projetos de vida devem ser concluídos. Estruturar as propriedades dos jovens e adolescentes e fazer a implementação de ecotecnologias sociais através de atividades à base de mutirão, é importante também para as famílias e a comunidade que podem inspirar-se e reproduzir a tecnologia social, tendo como foco a melhoria e fortalecimento do território.

Texto: Gabriela Reis

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias