Linha do Tempo



2019
Realização da 3ª Jornada Pedagógica do PEADS; Celebração dos 30 anos do SERTA.
2018
Lançamento do filme ATER para Transição Agroecológica.
2017
Lançamento do filme Moura e o Serta de Coração; Abdalaziz de Moura é homenageado pelo Trip Transformadores;
2016
Realização da II Mostra de Ecotecnologias
2016
Escola técnica do Serta reconhecida como Escola Transformadora pela Rede Ashoka e pelo Instituto Alana
2015
Início da execução da chamada de ATER em 25 municípios do Agreste e Zona da Mata. Vencedor do Prêmio Miguel Arraes de Inovação Inclusiva
2015
Publicação do terceiro livro: Uma Filosofia do Campo que Faz a Diferença no Campo
2015
Premiação do Serta como instituição que dissemina tecnologia inclusiva para a agricultura familiar e convivência com o Semiárido
2014
Publicação do livro: A Permacultura aplicada a propriedade família
2014
Realização da I Mostra de Ecotecnologias na Unidade de Ibimirim, PE
2013
Publicação do livro Serta uma certa universidade popular
2012
Assinatura do Convênio com a SEE e início da formação técnica para todo Estado de Pernambuco e Estados vizinhos.
2011
Formação da segunda turma com jovens do Agreste Meridional pelo Prorural
2010
Formação da primeira turma do curso técnico com jovens que participaram do Consórcio da Juventude Rural com o Instituto Aliança de Salvador-BA
2009
Realização da III Jornada Nacional do Jovem Rural; Aniversário de 20 anos do Serta.
2008
Realização da I Jornada Educação para o Desenvolvimento. Credenciamento do curso técnico em Agentes de Desenvolvimento Local pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco (Sectma) e início do curso de qualificação profissional em Agentes de Desenvolvimento do Esporte (ADE)
2007
Realização do I Simpósio de Desenvolvimento Territorial. Início da articulação para tornar o curso de ADL em Técnico de Nível Médio.
2006
Formatura da 1º turma do curso em Agentes de Desenvolvimento Local (ADLs) – Campus Ibimirim. Sistematização do Curso dos ADL e da Peads nos municípios de Vicência, Orobó e Pombos e a publicação dos dois livros.
2006
Criação da Acreditar, capital humano e transformação social
2005
Implantação da Unidade Pedagógica em Ibimirim, no Sertão pernambucano, a partir do Mutirão no Carnaval e a primeira turma de ADL; Formação do Conjunto Integrado de Projetos (CIP) – Bacia do Goitá; Realização do primeiro Planejamento Estratégico.
2004
Iniciam os primeiros contatos com a região do Moxotó, sertão pernambucano, com cursos ministrados por jovens, nos municípios de Ibimirim, Inajá e Manari.
2003
Realização do Encontro Latino-americano dos Centros de Aprendizagem e Intercâmbio de Saberes; O Serta ganha em 2º lugar no Prêmio Itaú/Unicef 2003 Educação & Participação; Criação da Ecoorgânica.
2003
Publicação das “Diretrizes Operacionais para a Educação Básica nas Escolas do Campo.
2003
Publicação do seguro livro sobre os Princípios e Fundamentos do PEADS
2001
Criação do Fundo Rotativo e conquista do título de Organização da Sociedade de Interesse Público - Oscip.
2001
Publicação do primeiro livro sobre o PEADS
2000
Mudança da Equipe do Serta para o Campo da Sementeira, em Glória do Goitá; Início do Curso Agentes de Desenvolvimento Local - ADL's.
1999
Assessoria aos 4 primeiros municípios que adotaram a PEADS como proposta municipal: São Benedito do Sul, Catende e Panelas na Mata Sul e Vicência na Mata Norte; O SERTA é indicado pelo Governo do Estado para assumir a Aliança com o Adolescente - Programa de um conjunto de empresários para a microrregião dos municípios pernambucanos da Bacia do Goitá (Feira Nova, Glória do Goitá, Lagoa de Itaenga e Pombos); Primeiro seminário da Aliança; Realização do primeiro Festival de Arte e cultura.
1998
Desenvolvimento do primeiro projeto com apoio do Governo Federal, na formação de professoras da rede municipal e monitoras do PETI, em 13 municípios pernambucanos.
1997
Chegada do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI para os 13 municípios da Mata Sul. Visita da Secretária Nacional de Ação Social aos municípios com o Serta.
1996
Transferência do SERTA do Agreste para a Zona da Mata Sul. Em conjunto com o Centro das Mulheres do Cabo (CMC), desenvolve o Projeto de Capacitação dos Assentamentos para a Produção Agrícola Diversificada de Alimentos
1995
O MOC de Feira de Santana recebe o 3º lugar no Prêmio Educação & Participação do Itaú/Unicef, com a Proposta Pedagógica.
1994
Primeira formação de Professoras rurais no município de Surubim sobre a Peads; Articulação e assessoria ao Movimento de Organização Comunitária (MOC), de Feira de Santana, Bahia, na região sisaleira, no desenvolvimento da sua proposta pedagógica.
1993
Desenvolvimento da Proposta de Educação Rural – PER. Primeiro rascunho do que seria depois o PEADS.
1992
Publicação das “Sugestões para um Plano Municipal de Desenvolvimento Rural”.
1991
Publicação do Estudo “A Pequena Produção a Eterna Marginal”, fruto de estudos com assessores voluntários.
1990
Encontro com cinco assessores para aprofundar o estudo sobre a Agricultura Familiar.
1989
Fundação do SERTA


Deseja contribuir com essa iniciativa?
Banco do Brasil: AG 2081-8 | C/C 8437-9