Blog

Jovens finalizam formação como Agentes de Desenvolvimento Local, com ênfase no Clima

Por Serta
04/08/2021 | 03h:50

Durante quatro meses, 29 jovens de comunidades rurais do Território da Borborema participaram do curso que os tornaram Agentes de Desenvolvimento Local, com ênfase no Clima – ADL Clima. A oportunidade de qualificação surgiu por meio do Projeto Juventude Innova, associado ao macroprojeto INNOVA AF, que é realizado pelo Serta com o apoio do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura – IICA e Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola – FIDA.

Na sexta-feira (30), os/as estudantes participaram da última aula do curso. “Superamos desafios da pandemia para dá condição de realização ao curso, adaptando a metodologia, desconstruindo o que havia sido pensado, reconstruindo e buscando estratégias para chegarmos até aqui. Com isso, desenvolvemos atividades criativas que contribuíram pra formação de todos/todas os/as jovens, na tela do computador ou nas atividades práticas”, considerou Thiago Silva, coordenador do Projeto.

As ações do Projeto continuam acontecendo nas propriedades rurais dos jovens. De acordo com Thiago, “26 aquaponias já foram implementadas, sendo treze dessas alimentadas com sistema de energia solar para o bombeamento de água”. Ainda de acordo com o coordenador, sete bioáguas e um Sistema Agroflorestal estão em fase final de implementação.

Os estudantes do curso ADL Clima estão otimistas com os aprendizados e as ecotecnologias recém instaladas. “Tou ansioso pra começar a produzir na minha aquaponia, pois é uma experiência nova. Pretendo comercializar o excedente da produção juntamente com as bananas que produzo, pois já vai gerar uma renda maior”, disse Luciano Cassimiro, 26 anos, ADL do município de Pilões/PB. Para ele, o curso de ADL Clima traz o perfil de “liderança, empreendedorismo, capacitado sobre sustentabilidade, atendendo aos objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Curso técnico de Agroecologia
O Projeto estendeu as ações e oportunizou uma bolsa de estudos para onze jovens aprofundarem os conhecimentos, e se tornarem técnicos em Agroecologia pelo Serta. O curso profissionaliza agricultores/as familiares em atividades ligadas à agricultura familiar, pecuária, ao meio ambiente, à agregação de valor e beneficiamento, comercialização, agroecologia, permacultura, legislação ambiental, comunicação e expressão, direitos humanos, educação transformadora, políticas públicas e economia solidária.

Sobre INNOVA_AF
O projeto busca fortalecer as capacidades das famílias camponesas, por meio da gestão participativa do conhecimento e disseminação de boas práticas para a adaptação às mudanças climáticas em oito países da América Latina e do Caribe, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e inclusivo do meio rural.

Sobre o FIDA
É uma instituição financeira internacional e agência especializada das Nações Unidas. Ele se concentra no investimento na população rural, capacitando-a para reduzir a pobreza, aumentar a segurança alimentar, melhorar a nutrição e fortalecer a resiliência.

Sobre o IICA
É o organismo internacional especializado em agricultura do Sistema Interamericano, cuja missão é estimular, promover e apoiar os esforços de seus 34 Estados membros para alcançar o desenvolvimento agrícola e o bem-estar rural por meio de uma cooperação técnica internacional de excelência.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias