Destaque

Intercâmbio entre as oficinas do Projeto Entrando em Cena

Por Serta
20/12/2022 | 11h:13
O educador Allain Ramos e os estudantes da oficina de poesia

Na quadra poliesportiva na comunidade da Camboa, zona rural do município de Lagoa de Itaenga, Pernambuco, as crianças e adolescentes aguardavam, ansiosos, sentadas nas dezenas de cadeiras dispostas na quadra. Saias cores-de-rosa rodadas, máscaras de carnaval, blusas xadrezes, cabelos arrumados e a unanimidade nas expressões nos rostos eram um só: nervosismo. Foi a primeira vez que aquelas meninas e meninos se apresentariam na frente de outras pessoas. Foram quatro meses de preparação nas oficinas de poesia, dança, teatro e música.

As oficinas são parte das ações do Projeto Entrando em Cena que tem como objetivo formar crianças e adolescentes das escolas do campo do município de Lagoa de Itaenga para promoção da cultura popular, com foco na valorização e difusão da cultura local. As apresentações que aconteceram naquela quadra, na tarde do dia 15 de dezembro, fizeram parte do evento de Intercâmbio entre as oficinas do Entrando em Cena, idealizado como o momento de encerramento do ano, onde os estudantes das oito escolas participantes do Projeto pudessem compartilhar o que aprenderam ao longo de 2022.

Talyta dos Santos, 11 anos, Damaris Alves e Rafaela Vitória, 9, fizeram parte do grupo de poesia. Declamaram duas poesias autorais, escritas sob orientação do educador Allain Ramos, e a poesia Bailarina de Cecília Meireles. Talyta, muito sorridente após a apresentação, fez questão de dizer do nervosismo inicial, mas do contentamento do feito: ”No começo fiquei muito nervosa, achei que não iria conseguir, mas fui me acostumando e gostei muito.” Damaris e Rafaela, um pouco mais tímidas, não hesitaram em concordar: “Quando pegamos nossa parte [da poesia] foi difícil no começo, mas hoje foi incrível, amamos o dia!”

Após a apresentação das poesias, as próximas crianças a se apresentarem – que não tinham mais de cinco anos de idade – se organizaram no palco para iniciar a apresentação de dança. Tatiane Maria, educadora responsável pela oficina, conduziu as três danças coreografadas, deixando a plateia encantada. A peça apresentada, com cerca de 10 crianças, trouxe o diálogo de mãe e filha sobre as diversas manifestações culturais do carnaval e sua importância, com direito a maracatu e frevo.

O último grupo a se apresentar foi da oficina de música, sob a regência do maestro Rinaldo Souza. Na preparação da apresentação ao público, além dos estudos direcionados, o grupo de 30 adolescentes, trabalhou questões individuais como perspectivas de futuro e a importância da socialização a partir da música. Entoaram canções natalinas em ritmos regionais e encerraram a apresentação, que fez com que todos se unissem na quadra em uma grande ciranda.

Patrícia Almeida, coordenadora do Entrando em Cena, falou sobre a importância do evento para a confraternização entre todos os participantes das oficinas do projeto e como um momento de celebrar a concretização do que foi estudado desde o início do segundo semestre do ano. “Esta é apenas uma das ações do Entrando em Cena, o projeto tem ainda outras atividades como a Cadeira de Balança e o Festival de Artes, tudo isso tem acontecido nas escolas, mas hoje o foco foi o intercâmbio entre as oficinas” destacou a coordenadora.

O Entrando em Cena que através de formação com educadores, realiza oficinas de arte-educação e a integração com artistas, grupos culturais juvenis e mestres de saberes, provocando a transformação e a valorização da identidade dessas crianças e adolescentes. O Projeto conta com apoio da Chesf, Carrefour, Prefeitura de Lagoa de Itaenga e Secretária da Educação do município.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias