Blog

Glauce Gouveia presente!

Por Serta
19/10/2021 | 11h:00

No último domingo (17), a coordenadora-pedagógica do Projeto Vida Saudável nos Morros, do Serta – Serviço de Tecnologia Alternativa, Glauce Gouveia fez sua última passagem. Historiadora, pesquisadora, professora e educadora popular, ela foi velada com muitas homenagens de grupos de diversas representações da cultura popular pernambucana e dos indígenas Kapinawá, comunidade em que ela teve uma trajetória de identificação e trocas. O velório foi uma celebração que reuniu poetas, músicos, representantes de maracatus, que com arte tentaram abraçar sua família.

Glauce deixa marido e dois filhos (Tibério e Livia). Nos últimos meses, ela enfrentava de forma brava um câncer e decidiu continuar até seus últimos dias trabalhando na implantação de quintais agroecológicos nas comunidades do Alto José do Pinho e da Vila Santa Luzia, ambas no Recife. O projeto de agroecologia urbana do Serta foi uma das últimas missões e foi celebrado pelo poeta Jailson Oliveira, do grupo Poesis (Alto José do Pinho) em poema recitado pelo autor durante o velório, em que fala dos quintais como um dos frutos deixados pela historiadora para nós que seguimos lutando por cidades e pelo meio rural mais humanos.

Mesmo doente, Glauce fez questão de participar da recente implantação da horta comunitária do restaurante popular do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, na Vila Santa Luzia. Um dos mais recentes plantios dessa pessoa incrível que foi Glauce, hoje o espaço já conta com uma cisterna, uma horta que deu sua primeira colheita e existem planos para a construção de um galinheiro no espaço antes sem utilização (a casa chegou a ser uma fábrica de tijolos antes de ser abandonada e foi ocupada em 2021 pelo MTST).

“Conheci Glauce em 2018, no Serta, ela estava fazendo o levantamento de quantas escolas aplicavam o PEADS (o nosso Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável, baseado nos ensinamentos de Paulo Freire). Em 2019, nós juntas e com Abdalaziz de Moura (fundador do Serta), realizamos a Jornada de Educação no Campo. Em 2020, fizemos o convite para ela participar do projeto Vida Saudável nos Morros e em 2021 passou a coordenar. Neste período ela sempre contribuiu com a Escola Técnica do Serta (Curso Técnico em Agroecologia)”, contou a presidenta do Serta, Alexsandra Maria da Silva.

Glauce Gouveia trabalhou na Fundação Joaquim Nabuco, UFPE e UFRPE. Também atuou como pesquisadora no Comitê Territorial de Educação Integral de Pernambuco (CTEAPE) e Centro de Pesquisas e Educação Pedagógica (CPAP). No Ensino Básico, foi professora do Colégio Apoio e ganhou o Prêmio Asa Branca, como autora do trabalho “A Constituição na Escola: uma realidade”, desenvolvido com os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental II da escola em 2004/2005.

Conheça um pouco mais sobre Glauce Gouveia assistindo a entrevista “Educação no campo em tempos de pandemia: o que estão sofrendo os povos indígenas e quilombolas?”, que está disponível no Youtube.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias