Blog

Formatura do Curso Técnico em Agroecologia pelo Projeto Semear

Por Serta
16/02/2023 | 11h:41
">

O clima era de festa no espaço Sandro Cipriano, na última sexta-feira (10) na sede do SERTA no Campo da Sementeira em Glória do Goitá. Muito bem vestidos e trajando variados tons de verde, os formandos do curso Técnico em Agroecologia esperavam ansiosos pelo início da cerimônia de formatura. Presentes no local, familiares, autoridades e representantes de alguns municípios da mata norte de Pernambuco, além dos educadores do projeto e a equipe do SERTA.

“O Projeto Semear, transformou a vida desses jovens e adolescentes, transbordando e transformando suas realidades. Campo e cidade!”, disse a presidenta do SERTA Alexssandra Silva, durante a abertura da cerimônia. Conduzida pelos coordenadores do Semear, Juliano Petrovich e Neide Batista, a formatura foi marcada por falas e momentos muito emocionantes. Ainda na abertura, a diretoria do SERTA parabenizou os formandos e ressaltou a importância dessa etapa na trajetória desses jovens, ressaltando “a força que vem do campo, através deles para transformar suas realidades”, como bem colocado por Aline Melo, uma das diretoras da organização.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, trouxe um espetáculo apresentado pelos formandos. Dirigida pelo ator e diretor Edilson Alves, a peça apresentada foi desenvolvida através das próprias histórias de vida dos jovens, mostrando a multiplicidade de sujeitos que fizeram parte desse projeto. Para Edilson, a prática do teatro tem muito a contribuir na formação desses jovens para além do palco, “o teatro proporciona tudo isso: desenvoltura, emoção, dicção, eles podem aproveitar tudo que aprenderam no teatro tanto como pessoas quanto como técnicos”, afirma.

Adriana Paes, prefeita de Glória do Goitá, se fez presente na cerimônia e parabenizou os formandos. “Sei da importância que é para vocês e para o mundo, isso que vocês estão investindo, que é a agricultura, a agroecologia, permaneçam assim firmes e fortes”. Adriana aproveitou a oportunidade para reafirmar seu apoio ao SERTA e reforçar a importância da educação dentro do município. Já o presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes – COMDICA-GG, Gilson Leão, externou sua gratidão por estar participando da solenidade e ser parceiro do projeto. Ressaltou ainda a importância de uma ação como essa, não só para os formandos, mas para o território da Mata Norte. “Vocês jovens não precisam sair de Glória ou de seu município para outro estado, podem ser protagonistas da história de vocês aqui mesmo, sendo agentes multiplicadores de tudo que vocês aprenderam”, disse o presidente. Além de autoridades e representantes do município de Glória do Goitá, estiveram presentes também gestores e secretários dos municípios de Lagoa de Itaenga, Feira Nova, Vitória de Santo Antão, Chã de Alegria, Pombos e Recife. Além de secretários do Governo do Estado e os deputados Rosa Amorim (PT), Henrique Filho (PP) e Pedro Campos (PSB).

“Nesse final agora, eu me segurei de verdade para não chorar. Foi tudo muito emocionante, mas eu não tenho muitas palavras pra dizer, porque estou sentindo muito”, foi isso que João Messias, um dos formandos trouxe quando questionado sobre o que esse dia representou. Como muitos dos educandos que passaram pelo Semear o SERTA se tornou para ele, além de um lugar de aprendizados e trocas, um refúgio: “muitas vezes eu fugia dos meus problemas vindo pra cá, esquecia tudo”, diz o agora técnico em agroecologia. Os olhos de João não o deixaram mentir, “é isso, estou muito feliz e sinto muita gratidão por ter conseguido terminar esse curso”.

Para os educadores e coordenadores do projeto, a sensação é bem semelhante. “A gente viu muitos despertares, muitos sonhos, muitas pessoas se descobrindo e se afirmando”, diz Juliano Petrovich, apontando que esse evento marca um momento muito especial para os educandos. Não só como o fim de um ciclo de formação, mas de transformação pessoal, “e claro, uma oportunidade de terem algumas perspectivas de trabalho e de terem ampliado seus horizontes nesse sentido”, como aponta o coordenador pedagógico do Projeto. Já a coordenadora Neide Batista, diz levar consigo todo o carinho e o amor encontrado nesses jovens: “poder conhecer e tentar entender cada um deles e saber que a gente pode contribuir para suas vidas, isso é a maior recompensa que a gente pode ter”.

No encerramento da cerimônia, o microfone foi aberto para os convidados e familiares. Cláudio José dos Santos, pai da formanda Mércia, disse estar maravilhado com a cerimônia e pediu aos jovens que “continuem levando essa bandeira, ajudando uns aos outros e formando outros!”. Dona Valdilene Maria de Lima, trouxe em sua fala a importância do curso para seu filho e como gostou de receber os estudantes nos momentos de mutirão em sua propriedade “ganhei vários sobrinhos”. A mãe de Ywri disse ainda que seu filho quase “foi morar no SERTA”, acentuando como os formandos se sentiram acolhidos pela instituição. E por fim, após o juramento e recebimento dos canudos, os técnicos em agroecologia se confraternizaram com suas famílias, colegas de curso e as equipes do SERTA.

Iniciado em 2021, o Projeto Semear: Construir o Futuro, Produzir no Campo, teve como objetivo formar e qualificar 100 adolescentes e jovens como técnicos em agroecologia. Fruto do trabalho do SERTA nesse território, o projeto teve como intuito fazer da zona rural um lugar seguro, protegido, de promoção de direitos e produção de conhecimento. Com intuito de atuarem no fortalecimento das propriedades rurais e no desenvolvimento sustentável da Mata Norte de Pernambuco, o Projeto atende a demanda da qualificação dos adolescentes e jovens garantindo a sucessão rural e a possibilidade de permanência no campo.

Na conclusão dessa etapa, como muito bem colocado por Neide: “que bom que semeamos, e agora a gente espera que possa germinar e gerar bons frutos”. Seguimos.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias