Destaque

Entendendo as tecnologias sociais

Por Serta
27/03/2023 | 10h:55

Ecotecnologias são técnicas e tecnologias desenvolvidas com o objetivo de reduzir os impactos ambientais causados ​​pelas atividades humanas, além de promover a conservação dos recursos naturais. Essas tecnologias buscam o equilíbrio entre a produção econômica e a preservação ambiental, com o intuito de promover um desenvolvimento sustentável. 

Também conhecidas como tecnologias sociais, essas são soluções inovadoras que visam a melhoria da qualidade de vida da população, principalmente aquelas em situação de vulnerabilidade social e econômica. Essas tecnologias são criadas a partir do conhecimento e das necessidades locais, sendo desenvolvidas e aplicadas por meio de processos participativos e colaborativos.

Um exemplo de tecnologia social são as cisternas, que são sistemas de armazenamento de água da chuva para uso doméstico. As cisternas são uma solução importante para regiões com baixa disponibilidade hídrica, como é comum em muitas regiões rurais. Com as cisternas, as famílias conseguem ter acesso à água potável para consumo e higiene pessoal, o que contribui para a melhoria da saúde e qualidade de vida. 

No SERTA disseminamos, criamos e implementamos ecotecnologias que buscam atender às necessidades humanas no campo das seguranças alimentar e nutricional, a serviço da agroecologia, fazendo uso de recursos e energias sem que causem danos ecológicos ao meio ambiente.

Conversamos com o professor e coordenador de Pesquisa e Inovação Tecnológica, Antonio Roberto Mendes Pereira, e ele nos contou sua visão sobre as tecnologias sociais. Veja a seguir o texto na íntegra. 

UMA VISÃO PARTICULAR DAS TECNOLOGIAS SOCIAIS

Neste pequeno texto, eu abordarei a importância das tecnologias para melhorar as condições de vida da população, especialmente no que diz respeito às suas necessidades. É ressaltado que a busca por soluções mais eficientes e rápidas é constante em todas as civilizações, o que tem levado muitas pessoas a se aperfeiçoarem em diferentes áreas, com o objetivo de criar e desenvolver tecnologias para facilitar o manipular e o fazer.

No entanto, também é destacado que muitas tecnologias são desenvolvidas com fins lucrativos, o que pode limitar o acesso de algumas classes sociais a essas soluções. Por isso, é importante divulgar tecnologias sociais, desenvolvidas e/ou aplicadas em interação com a população, que representam soluções para aumentar a inclusão social e melhorar as condições de vida.

Os sistemas agroflorestais são citados como um grande exemplo de ecotecnologia social, que além de aumentar a produção de forma natural e biodiversa, consegue recuperar as paisagens impactadas pelo sistema produtivo dominante. As ecotecnologias sociais são aquelas que não visam somente ao lucro, mas sim em atender de forma ampla o maior grupo possível da população, sem limitações de acesso e sem patentes, permitindo que todos possam aprender como produzir e aplicar essas tecnologias.

Em resumo, destaca-se a importância das tecnologias para atender às necessidades humanas, mas também é ressaltada a necessidade de uma abordagem socialmente responsável e ambientalmente consciente na produção e aplicação dessas tecnologias, para que possam beneficiar a população como um todo e minimizar os impactos ambientais do uso das mesmas. A inclusão de um maior número de pessoas que dominem o criar e o fazer, sem necessariamente ter patente, tornando um bem social é o que se busca com as tecnologias sociais, dando ênfase especial às ecotecnologias, no caso do SERTA.

Texto: Antonio Roberto Mendes Pereira

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias