Agenda 2022

Agenda SERTA 2022: Por um Novo e necessário Ciclo

Por Serta
14/12/2021 | 05h:41
">

Cientistas, ambientalistas, agricultores e agricultoras do mundo inteiro debatem, há mais de uma década, a necessidade de iniciarmos um novo ciclo de convivência com o planeta, perante os efeitos causados pelas mudanças climáticas. Dentro da área geográfica de atuação do SERTA, da Zona da Mata ao Semiárido brasileiro e também a região costeira nordestina, precisamos urgentemente investir em ações de adaptação e mitigação ao que chamamos de Novo Regime Climático.

O SERTA, aliado a outras organizações que lutam pela emancipação e qualidade de vida no campo e na cidade, vem colaborando com a proposição e efetivação de políticas públicas, a fim de ampliar o nível de consciência a partir da educação agroecológica para o desenvolvimento sustentável, nas dimensões econômicas, sociais, ambientais, políticas e culturais. Por isso, vem promovendo o desenvolvimento e a disseminação de ecotecnologias que não somente têm contribuído para as mudanças ambientais que o mundo requer, como na construção de uma sociedade mais justa socialmente e saudável ecologicamente, proporcionando o sorriso no rosto e sementes de esperança para a continuidade da vida das futuras gerações.

A economia de baixo carbono é uma realidade que precisa ser estabelecida em todos os campos de atuação da nossa sociedade. Por isso, avaliamos possível incorporar os elementos de um novo modelo econômico solidário, tendo como base a agroecologia, se inspirando nos valores ancestrais, com a participação das mulheres e dos povos e comunidades tradicionais.

Essa agenda chega a você no ano em que todos/as que fazem o SERTA esperam que seja de virada, onde será necessário engajamento para enfrentarmos à pandemia da Covid-19 que ainda nos assola, além da violência contra nossas matas, nossos rios, oceanos e nossas comunidades tradicionais. Reconhecer a existência das mudanças do clima e enfrentá-las, a partir de uma agricultura sustentável, baseada na agroecologia e inspirada pela Pedagogia de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, serão grandes passos que farão a diferença no planeta.

Acompanhe por aqui as nossas propostas transformadoras. São mudanças a partir dos Sistemas Agroflorestais que cultivamos, dos saberes construídos com as famílias agricultoras, dos alimentos que chegam à mesa do consumidor, das ecotecnologias que alimentam sonhos e desenvolvem o campo, das feiras agroecológicas, da sabedoria e força do sertanejo e da sertaneja e da música orquestrada pelas crianças que ecoa nos nossos corações. Unidos por um mundo melhor conseguiremos protagonizar as mudanças necessárias que ele requer, a fim de superarmos esse legado de degradações.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias