Blog

Serta recebe turma de doutorandos da UFRPE

Por Serta
21/10/2019 | 04h:30

A Unidade Pedagógica SERTA Ibimirim recebeu, na última semana, a turma de doutorandos/as do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial – PPGADT da Universidade Federal Rural de Pernambuco – UFRPE. Além de conhecer as instalações físicas e laboratórios da Unidade, os/as pesquisadores/as vivenciaram uma imersão no território do Sertão no Moxotó.

A imersão teve como itinerário de visita o Campus do Serta e aprofundamento do currículo a partir da metodologia do PEADS, visitas a estação do IPA, ao bioma caatinga, ao paredão do Açude Poço da Cruz, a comunidade indígena Kambiwá, a propriedade da índia e técnica em agroecologia do SERTA Fabiana Gomes, a Unidade Básica de Saúde da comunidade Poço da Cruz, a família de pescadores de Seu Rubéns e Dona Carminha, a Associação dos Apicultores de Ibimirim e vivência artística cultural na comunidade Poço da Cruz.

“A imersão no território possibilitou a compreensão da teoria à prática, como algo indissociável, necessário à construção do conhecimento agroecológico e do território”, considerou o doutorando Paulo Santana, educador do SERTA.

A professora Ana Dubeux reforçou que “é preciso resignificar as concepções coloniais sobre o território Semiárido”. De acordo com a doutora, “para esse entendimento a visita à caatinga nos deixou muitos ensinamentos”.

A visita contou com a participação dos/as professores Drª Ana Dubeux, Lourinalda Selva, Drº Jorge Mattos, José Nunes e Walter Evangelista, além da contribuição conceitual dos doutores Francisco Roberto Caporal, Oscar Zuñiga e Luis Mattos.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias