Blog

SERTA recebe prêmio especial da Fundação BB de Tecnologia Social

Por Serta
17/10/2019 | 06h:20

Abdalaziz de Moura e estudantes de agroecologia. Foto: Henrique Lee/SERTA

O SERTA ficou em 3º lugar na categoria Mulheres na Agroecologia, através do Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável – PEADS, na 18ª edição do Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social. Uma cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira (16), em Brasília-DF, recebendo o prêmio o fundador do SERTA Abdalaziz de Moura.

Sobre o PEADS

Estudantes de agroecologia – Foto: Henrique Lee/SERTA

Uma metodologia que facilita o ensino e a aprendizagem, estimulando que as pessoas do campo resgatem suas identidades e, com isso, construam um novo modo de obter conhecimento e de formar educadores na comunidade local.

Desenvolveu um sistema de ensino que convida o estudante a contar suas próprias histórias. A partir daí, o educador utiliza a realidade do estudante para ensinar a ler, escrever, calcular, ao mesmo tempo em que constrói valores fundamentais para se viver no campo: autoestima, identidade, origem, território, família e trabalho.

Com o sucesso da ideia, a metodologia passou a ser aplicada no curso técnico de Agroecologia, ofertado pelo próprio SERTA, na formação de profissionais da educação, no ensino formal e informal. Um sistema que se retroalimenta: quanto mais se sabe sobre a sua região, mais as pessoas querem estudá-la. Um aprendizado que acontece de forma solidária, provocando todos a serem participantes e despertando um sentimento de pertencimento.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias