Serta realiza Seminário Intermunicipal de Mulheres da Agroecologia

Publicado por 8bits em 12 de maio de 2017

O Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA reuniu nesta quarta-feira (10), no Campo da Sementeira, Glória do Goitá/PE, mulheres de mais de trinta municípios de Pernambuco no Seminário Mulheres da Agroecologia, que debate os direitos das mulheres do campo e da cidade. Evento contou com a participação de estudantes e técnicas/os de agroecologia, agricultoras/es, lideranças de organizações sociais e do poder público.

A mesa de abertura foi realizada pelo presidente do Serta Germano Barros, pela vice-presidente Valdiane Soares, gestora do Programa de Ater do SERTA, pelo delegado federal de Desenvolvimento Agrário da Secretaria Especial da Agricultura Familiar do Desenvolvimento Agrário Rodrigo Chaves, e pela secretária estadual da Mulher em Pernambuco Sílvia Cordeiro.

Durante a programação, foram realizadas as plenárias: Autonomia da Mulher e o papel da ATER no processo de igualdade entre Mulheres e Homens, com Valdiane Soares, e Perspectivas das Mulheres frente à conjuntura atual e sua intervenção nas Políticas Públicas, com, Sílvia Cordeiro. Além disso, uma Mostra de produtos agroecológicos da agricultura familiar e uma Unidade Móvel da Secretaria da Mulher estavam disponíveis para visitação.

Para Valdiane Soares, é preciso refletir questões de gênero com as mulheres do campo. “Não dá para fazer transição agroecológica, produzir alimentos saudáveis, desenvolver o campo, sem a participação da mulher. E este é um momento de pensar junto o desenvolvimento da agricultura familiar numa perspectiva da igualdade de gênero, porque não se faz feminismo sem agroecologia”, contou.

“Muita gente ainda pensa que só o homem pode ser produtivo, empreendedor, líder. E a gente tem mostrado que esse conceito é diferente, e eu nós mulheres da agroecologia somos exemplo disso”

Disse Mônica Neri, agricultora da comunidade do Araçá, Glória do Goitá

O evento tem realização do Serta, com apoio da Fundação Banco do Brasil, Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, através do Projeto de ATER, e secretarias estaduais de Educação e da Mulher.



Deseja contribuir com essa iniciativa?
Banco do Brasil: AG 2081-8 | C/C 8437-9