Blog

Seminário marca encerramento do Projeto Rede de Promoção de Direitos

Por Serta
22/07/2022 | 09h:29

No último dia 06 de julho, aconteceu na sede do SERTA em Glória do Goitá, o seminário de culminância do Projeto Rede de Promoção de Direitos das Crianças, Adolescentes e Famílias do Campo. Durante o evento foram apresentadas algumas das ações e resultados do segundo ano de execução do projeto para parceiros, como a Associação de Produtores e Moradores Agroecológicos do Imbé, Marreco e Sítios Vizinhos (ASSIM), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA e Secretaria de Educação de Lagoa de Itaenga, além das famílias atendidas.

Com o objetivo de promover ações de atenção aos direitos das crianças e dos adolescentes do campo e apoiar os familiares e seus responsáveis, o projeto contou com atividades de inclusão socioeconômica nas comunidades rurais do município de Lagoa de Itaenga. “Foram ofertadas oficinas de associativismo e elaboração de planejamento estratégico para a associação, enquanto as crianças tiveram acompanhamento e participaram de momentos sobre desenvolvimento humano e orientação”, disse a coordenadora Patrícia Almeida.

Atendendo ao Chamamento Público 001/2019-2021, realizado pelo município de Lagoa de Itaenga – PE, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – COMDICA, em seu segundo ano de execução o projeto atendeu 30 adolescentes, crianças e suas famílias, a partir de atividades culturais, lúdicas e pedagógicas.

Maria José, representante do COMDICA de Lagoa de Itaenga destacou a importância do trabalho que o SERTA e outras entidades vem desempenhando na região na defesa das políticas da criança e do adolescente. Maria aponta como “o SERTA chega nessas comunidades com o que muitas vezes a própria educação não tem conseguido levar”, e completa ”esse projeto fez muita diferença na vida das famílias e só temos a agradecer pela parceria”

Após apresentar algumas das ações executadas nesta etapa do Projeto, Viviane Rosa fez questão de destacar sua trajetória dentro do SERTA: antes educanda na instituição e hoje educadora. “Foram dois anos de muita convivência e de muito aprendizado, não só para vocês crianças e adolescentes, mas pra mim também que aprendi muito. Vocês tiveram um papel muito significativo nesse projeto e com toda certeza a participação dos pais e mães também”, destacou Viviane.

Para a presidente do SERTA, Alexsandra Silva, é necessário que os laços entre as instituições sejam cada vez mais fortalecidos. “Nossa missão é fortalecer o território e a gente só consegue isso através das parcerias. Para que cada vez mais, a gente possa proporcionar formação aos nossos adolescentes e crianças, esse compromisso com as instituições e o governo precisam ser reafirmados”, ressaltou.

Mesmo com a finalização do Projeto Rede de Promoção de Direitos, o acompanhamento aos adolescentes e crianças do território não acaba por aqui. Através do Projeto Entrando em Cena: Energia que Transforma o Campo, o público infanto juvenil de Lagoa de Taenga continuará a ser acompanhado pelo SERTA. O projeto que tem como objetivo formar crianças e adolescentes das escolas do campo para promoção e valorização da cultura popular e fortalecimento da identidade local, acompanha cerca de 800 crianças e 50 professores. O projeto conta com a parceria do Serta com a Sec. de Educação e da Prefeitura de Lagoa de Itaenga e financiamento da CHESF através do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do município.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias