Projetos



Os projetos desenvolvidos pelo Serta são elaborados e negociados com os financiadores e/ou parceiros dentro da área de atuação da organização. Os projetos, portanto, devem fortalecer e ampliar os objetivos do Serta. A linha de ação do Serta enfatiza o respeito ao meio ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável.

Inovação Tecnológica

Os campi do Serta contam com uma propriedade modelo chamada Unidade Pedagógica Permacultural de Observação – UPPO. Lá, os visitantes e estudantes têm a possibilidade de conhecer tecnologias de manejo de solo, água, animais e plantas.

O Serta atua a partir de dois campi: em Ibimirim, às margens do Açude Poço da Cruz, e, em Glória do Goitá, no Campo da Sementeira.

Todos os dias da semana o Serta recebe visita de pessoas e instituições. Uma visita ou uma aula na UPPO serve como oportunidade para conhecer não só as tecnologias de manejo como também as bases filosóficas do Serta, sua concepção de mundo, de natureza e das relações entre pessoa e natureza.

O espaço funciona de segunda a sábado, de 8h às 17h, e é aberto ao público no geral. É necessário agendar pelos fones (81) 3658 1226/1265 ou através do formulário de contato.

ATER

Os princípios, que constituem a base filosófica do Serta, são inspirados em vários autores e vêm sendo reelaborados a partir da prática dos seus educadores e técnicos. As bases do Programa Educacional de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável vêm sendo desenvolvidas desde 1994 e resultam de reflexões e práticas em escolas, programas assistenciais, formação de produtores, educadores e jovens. Alguns dos componentes do Peads foram, inclusive, incorporados ao documento Diretrizes Operacionais para Educação do Campo, elaborado pelo Conselho Nacional de Educação e homologado pelo Ministério da Educação (MEC).

O Peads trabalha com sistemas formais e não-formais de educação, sempre na perspectiva da mobilização social e da construção de bases tecnológicas e sociais que o desenvolvimento sustentável requer. Em todo Brasil, o Serta se tornou referência na proposição e implantação das diretrizes curriculares para as escolas do campo. Atualmente, em aproximadamente 70 escolas de 15 municípios, a metodologia Peads orienta a formação de professores/as.

Relatório de Atividades anual

Relatório PDF Convênio 2015

Relatórios PDF Convênio 2012

 

Relatório de auditoria independente

SERTA – Relatorio de Auditoria 2017

ERTA – Relatorio de Auditoria 2016

 

Relatórios das demonstrações contáveis do último ano

Balanço 2017

 



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Banco do Brasil: AG 2081-8 | C/C 8437-9