Destaque

Projeto Vida Saudável nos Morros promove Seminário em alusão ao Outubro Rosa

Por Serta
27/10/2022 | 05h:31
">

Idosos e idosas das comunidades Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia participaram do 3º Seminário Bem Viver na Terceira Idade, realizado neste dia 26 de outubro no Sítio Trindade, em Recife. A ação foi promovida pelo Serviço de Tecnologia Alternativa – SERTA através do Projeto Vida Saudável nos Morros – VSM e trouxe como temáticas a prevenção do câncer de mama e o envelhecimento ativo. Além de palestras, o seminário contou ainda com atividades recreativas e práticas integrativas.

Após a acolhida no início da manhã com apresentação do jovem músico Ednardo Dali, os participantes se dividiram entre primeiras atividades. Com Wagner Santos, Sociólogo do Conselho do Idoso, foi feita uma roda de conversa sobre Envelhecimento Ativo. Como o sociólogo aponta, a questão “vai muito além de ‘colocar um tênis e conseguir fazer minha feira’, tem muito mais a ver com políticas públicas e o que o poder público pode fazer por esses sujeitos”. Os grupos discutiram questões como educação, acesso à saúde e como o poder público poderia acessar de forma mais efetiva as comunidades onde eles se encontram.

Em alusão ao Outubro Rosa, as médicas Jéssica Frutuoso e Priscila Alcântara Teixeira, médicas na Unidade de Saúde da Família do Alto José do Pinho, esclareceram dúvidas sobre câncer de mama e principalmente, formas de preveni-lo. “Os exames são muito importantes, mas o que a gente pode fazer por nós mesmas para prevenir a doença?”, assinalou uma das médicas. Juntos, além de partilhar experiências, os participantes elencaram ações importantes como o cuidado com a alimentação, atividades físicas e o fortalecimento de hábitos mais saudáveis. “Tá na mão da gente, na mesa e no nosso próprio corpo”, como ressaltou Jéssica.

Aconteceram ainda atividades recreativas como uma caça ao tesouro no sítio, uma disputa com quiz agroecológico e jogos com bambolê. Foram distribuídos brindes, mas as maiores recompensas parecem ter sido a interação e a felicidade estampada no rosto dos participantes. Os espaços de terapias integrativas também agradaram bastante. Com as médicas Jéssica e Priscila, alguns idosos fizeram Auriculoterapia, enquanto outra turma fez sessões de reflexologia podal com Gil Alves – a profissional é do Alto José do Pinho e também é filha de uma das beneficiárias do projeto.

“Queríamos tirar eles um pouco de casa, do cotidiano, para proporcionar esse momento diferente para eles”, diz Virgínia Almeida, assistente social do projeto. Oportunidades como essas têm sido importantes não só para trazer novas vivências para esses sujeitos, mas acima de tudo, despertar neles novos olhares e o entendimento que eles ainda podem aprender coisas novas. “O objetivo do projeto é esse: não só levar as hortas, mas também informação, conhecimento e promover esse momento de descontração”, ressalta a assistente social. Com 19 meses de execução, o projeto Vida Saudável nos Morros atende atualmente 450 idosos e idosas em Recife, promovendo – como apontado por Virgínia – não só a implementação de quintais e hortas, mas atividades como dança, música e valorização das histórias de vida desses sujeitos através de cartografias sociais.

No encerramento, além da já tradicional apresentação musical de Seu Manoel Batista – um dos beneficiários do Projeto – os participantes fizeram um momento de avaliação. Para Iracilda Martins, moradora do Alto José do Pinho, o momento foi de descontração e relaxamento, “Esse projeto é tão importante pra gente, pela idade da gente, eu não quero nem ir pra casa”, relata. Já dona Maria José da Silva, ressaltou a importância das atividades desenvolvidas pelo projeto. “A gente não tinha pra onde ir, vivia trancado, não aparecia ninguém para nos chamar pra passear, para ter uma vida ativa” e completa, “eu agradeço muito por esse projeto, a gente passeia, eles ligam pra gente, conversam; essa é a segunda vez que eu saio, na primeira eu saí pulando, parecia uma menina de 18 anos”.

O Projeto Vida Saudável nos Morros tem como objetivo alcançar 600 idosos e idosas das comunidades Alto José do Pinho e Vila Santa Luzia, com atividades de fomento ao envelhecimento ativo. O projeto atua oportunizando a ocupação do tempo livre dos idosos com ações de recreação, lazer e educação e é resultante da celebração do termo de fomento junto ao Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR) e conta com a parceria do Centro Social Dom João Costa, da Prefeitura de Recife e da Promotoria Especializada na Pessoa Idosa.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias