Destaque

Projeto Idosos do Moxotó promove Segurança Alimentar e Autonomia de idosos e idosas agricultores familiares

Por Serta
07/11/2022 | 12h:12

Na microrregião do Sertão do Moxotó, Pernambuco, o Serviço de Tecnologia Alternativa (SERTA) desenvolve o Projeto Agricultores Idosos do Moxotó, Direito à Segurança Alimentar e Nutricional para Agricultores Familiares Idosos do Sertão do Moxotó, que visa o fomento da garantia ao direito a um envelhecimento ativo e protagonismo dos idosos e idosas agricultores/as dos municípios de Ibimirim e Manari, por meio da implementação de quintais produtivos e ecotecnologias sociais.

O Projeto, que atende 10 agricultores e agricultoras, empreende tecnologias adequadas a cada um dos beneficiários/as, com foco em suas necessidades, na geração de renda e na autonomia desses idosos e idosas. A seleção dos agricultores a serem beneficiários do projeto, intenciona promover a paridade de gênero, distribuindo 50% das vagas para agricultores homens e 50% para mulheres.

No quintal do agricultor Agilson do Nascimento do município de Ibimirim, Comunidade Poço da Cruz, havia um espaço ocioso e sem nenhuma produção. A implantação do Sistema Cisterna com irrigação por gotejo, possibilitou que Agilson e membros da família passem a produzir diversas culturas como milho, feijão, macaxeira, frutíferas, forrageiras, leguminosas e hortaliças. Além da produção para o consumo da família, o excedente dos alimentos produzidos por Agilson e os familiares, são comercializados.

Familiares dos idosos e idosas atendidos pelo projeto, além de contribuírem com a construção dos diagnósticos das propriedades, também são beneficiados com a produção dos alimentos na questão da Segurança Alimentar e Nutricional e na geração de renda para a família. Estima-se que cerca de 100 pessoas são alcançadas, de forma indireta, com as implementações dos quintais produtivos e das ecotecnologias

De acordo com Janaína Barbosa, prima do agricultor Agilson do Nascimento, em dois meses da introdução do sistema no quintal da família, já conseguiram vender mais de 30 molhos de coentro, gerando uma renda estimada de R$60,00, de apenas um canteiro. Janaína relata que o objetivo do Agilson é introduzir novas culturas de folhosas para comercializar.

Francisco Miguel, agricultor no município de Ibimirim, e sua esposa, Quitéria Maria, relataram, na terceira visita técnica, que não acreditavam que seria possível fazer produção no Sistema de Aquaponia: “não achamos que teria muito futuro produzir em canos”. Depois de dois meses de assessoria técnica, as mudas de alface começaram a crescer e o casal pode comprovar os resultados: “hoje agradecemos a oportunidade porque, com esse sistema, podemos produzir mais sem gastar muita água, de forma mais econômica e sem fazer esforços para manter a produção, realizando apenas manutenção do sistema” declarou Quitéria Maria.


Além do Sistema de Cisterna com Sistema de Irrigação por Gotejo e da Aquaponia , as ecotecnologias que estão sendo implantadas pelo Projeto Agricultores Idosos do Moxotó são: Sistema de Reuso de águas cinzas domiciliar, Sistema Agroflorestal e Sistema de cisterna com microaspersão.

Para a execução do Projeto a Secretária de Ação Social, o Conselho do Idoso dos municípios participantes, representantes e líderes locais entraram como parceiros. O Agricultores Idosos do Moxotó é financiado pela Chesf através do Fundo Estadual dos Direitos do Idoso de Pernambuco – FEDIPE. Na conclusão do Projeto, é previsto a visita de pesquisadores nos quintais com as experiências mais eficientes à terceira idade para, assim, serem estudadas e/ou replicadas.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias