Blog

Entrando em Cena valoriza cultura popular de Lagoa do Itaenga

Por Serta
12/05/2021 | 10h:44
">

Projetos atendem crianças que estão com dificuldade de acesso às aulas remotas (Foto: Rubenice Freitas/Serta)

No início de maio (dia 5), o projeto Entrando em Cena  – Energia que transforma o campo foi apresentado pelo Serta a representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente COMDCA de Lagoa do Itaenga, dos segmentos culturais da cidade e a diversas lideranças.

Serão beneficiados 125 crianças e adolescentes de pelo menos cinco escolas do campo de Lagoa do Itaenga. A proposta visa valorizar os saberes dos mestres da cultura popular da região, incentivando professores e coordenadores para que as tradições se tornem parte do currículo das escolas do município. A prefeita de Lagoa do Itaenga, Graça Arruda, participou do lançamento do projeto.

O Entrando em Cena será adaptado para as condições atuais, já que com a pandemia do Covid-19 a maioria das atividades será realizada online. Representantes do Serta e da Secretaria de Educação tiveram a primeira reunião de trabalho, após a apresentação da proposta. O novo projeto se soma a esforços que já vinham sendo realizados através da Rede de Proteção de Direitos em três escolas rurais do município.

Representando os artistas da cidade, Josivaldo Caboclo lembrou que Lagoa do Itaenga é considerada a Capital Estadual do Coco de Roda, mas que também se deve valorizar outras expressões culturais tradicionais na área rural da cidade como o maracatu rural, o mamulengo e a ciranda. Um dos primeiros passos deste projeto será uma pesquisa para identificar os mestres dos saberes e valorizar o legado dessas pessoas, que muitas vezes estão nas comunidades e não são valorizadas.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias