Blog

Agricultura sustentável será um dos focos da COP-26

Por Serta
22/10/2021 | 12h:03

A falta de recursos para projetos como o de Assessoria Técnica e Extensão Rural Agroecológica e Programa Um Milhão de Cisternas, que são referência no mundo de investimentos públicos em sustentabilidade, demonstra que estamos muito longe de ter uma estratégia governamental para a Década de Recuperação de Ecossistemas da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Porém, diversas políticas que serão debatidas durante a Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, também conhecida como COP26, em Glasgow, na Escócia, estão sendo realizadas com muito êxito no nosso país.

Do ponto de vista dos agricultores, das agricultoras e das organizações, o Brasil tem sim muito a demonstrar. Uma das políticas consideradas fundamentais por instituições internacionais é a implantação de Sistemas Agroflorestais – SAFs. Os SAFs são uma forma de produzir alimentos que estão sendo vistas de forma revolucionária, por conseguirem armazenar carbono nas árvores e também nos solos.
O Aliança Juventude Inovva, projeto realizado pelo Serta no Planaldo da Borborema, Paraíba, irá iniciar no próximo dia 26 a implantação de um SAF modelo, no Centro de Formação Elizabeth e João Pedro Teixeira, município de Lagoa Seca/PB.

Com apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), agência especializada da ONU, e Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), o projeto formou também 33 Agentes de Desenvolvimento Local, com Ênfase nas Mudanças Climáticas, dos quais 15 estão ainda participando do Curso Técnico em Agroecologia do Serta (nas Unidades Pedagógicas de Ibimirim ou Glória do Goitá). Os jovens vão entrar em um mercado de trabalho em expansão e ao mesmo tempo poderão seguir com a missão do projeto Inovva, que é ”difundir conhecimentos para a agricultura familiar capazes de auxiliar na resiliência e no enfrentamento das mudanças climáticas, explica o coordenador do Projeto Aliança Juventude Inovva, Thiago Silva.

Até agora, foram implantadas 26 aquaponias, sendo 13 destas alimentadas por sistema de energia solar. O Juventude Inovva está ainda começando a fase de implantação de 7 bioáguas e pretende também implantar SAFs em cada uma das propriedades que receberem essa ecotecnologia.

Em Pernambuco, o Serta iniciou uma parceria com o Sebrae que está realizando assessoria técnica e extensão rural em 10 municípios. Iniciado em 2021, o Projeto Semeando Agroecologia irá atender 1.000 famílias de agricultores e agricultoras. Cerca de 200 trabalhadores atendidos pelo projeto já tiveram oportunidade de visitar a Unidade Pedagógica de Glória do Goitá. Apesar das adversidades, as estratégias de resiliência vão sendo cada vez mais parte dos grandes projetos de enfrentamento às mudanças climáticas.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias