Blog

Agricultores do projeto Semiárido Sustentável participam da primeira semana pedagógica

Por Serta
25/02/2021 | 06h:04
">

Durante os anos de história, o Serta tem contribuído na formação e na emancipação milhares de famílias rurais, na promoção da soberania alimentar e nutricional com práticas agroecológicas, na educação para permanência e resistência no campo, traçando ações e perspectivas para a melhoria da qualidade de vida e para o desenvolvimento local, com a autoria das pessoas envolvidas. Nesse sentido que o Serta tem iniciado as ações do Projeto Semiárido Sustentável, que realizou a primeira semana pedagógica nos dias 23 e 24 de fevereiro, nos municípios de Manari e Ibimirim, Sertão do Moxotó.

Evento consistiu na apresentação do Projeto como um todo, sendo o primeiro dia realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Manari, onde teve a participação dos/as agricultores/as cadastrados/as no projeto, e de representantes da Secretaria de Agricultura, STTR, do IPA e da câmara de vereadores.

O segundo momento aconteceu com os agricultores do município de Ibimirim, na Unidade do Serta. Com o mesmo objetivo do dia anterior, os participantes foram oportunizados a conhecer a Unidade Pedagógica Produtiva de Orgânicos do Serta, que reúne diversas ecotecnologias, inclusive a Aquaponia e a de Reuso de águas cinzas, que serão implementadas na propriedade dos agricultores ao decorrer do projeto. Além dos/as agricultores/as, participaram do evento membros do Sintraf, STTR, da Secretaria de Agricultura e Câmara de Vereadores.

Todo trabalho é cauteloso também com a saúde dos envolvidos, já que estamos no período marcado pela pandemia da COVID-19. O uso de máscaras e o frequente uso do álcool em gel foram elementos presentes e fundamentais durante as atividades.

Sobre o Projeto
O projeto Semiário Sustentável – Mobilização e Ação para a Sustentabilidade tem o objetivo de ampliar as possibilidades de geração de renda na agricultura familiar a partir da implantação de tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, para segurança alimentar e nutricional, através de assessoria técnica contextualizada, nos municípios de Ibimirim e Manari, Pernambuco. É realizado pelo Serta com apoio da Fundação Banco do Brasil.

Compartilhe:
Pin Share

Mais notícias